Planejamento- 1º bimestre, 6º ano.

sdc11415

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

 

1.Ler,identificar,analisar contextualizar e fazer inferências sobre gênero  textual  e fonte informativa;

2.Reconhecer os elementos característicos e as especificidades da linguagem do texto em prosa e do texto poético, sua estrutura e

suas peculiaridades;

3.Reconhecer os efeitos de sentido no texto poético ,nas diversas modalidades de narrativa, realizando inferências dedutivas

e lexicais, buscando reconhecer e entender os efeitos de sentido no texto;

4.Localizar informações gerais e informações nos diversos  textos narrativos, identificando o narrador, o foco narrativo,as categorias de personagem, o cenário,identificando o tempo cronológico e o tempo psicológico, a noção de sucessão temporal e ordenação de fatos eacontecimentos.

5.Identificar e reconhecer as categorias de predicado,

sua classificação,

sua importância na estruturação do parágrafo , do trecho e

do texto;

TÓPICOS DE CONTEÚDO:

 

1.Contextualização:conceito de narrativa e elementos da narrativa, texto e contexto.

2.Tematização:

Organização temática do texto,seleção lexical e efeitos de sentido;

3.Enunciação:

Modalização e argumentatividade:uso dos recursos sintáticos e semânticos  na estruturação de títulos , parágrafos da prosa, e estrofes do texto poético

4.Introdução à morfologia Classes de palavras,:substantivo e  s sua tipologia.

5.Introdução aos gêneros: o texto poético, o texto em prosa, verbete de dicionário,o conto popular e a fábula.

6.Tipologia  da frase.

PROJETO:

A combinar com a especialista.

METODOLOGIA:

 

1.Uso orientado e seletivo das antologias,com roteiros de atividades e

acompanhamento da escrita escolar e do  registro textual ; uso da ilustração como suporte de compreensão textual;

2.Confecção de

cartazes temáticos

dos tópicos teóricos, discussão e exposição dos temas estudados;

3.Uso orientado

do livro didático

“Linguagem Nova”.-5ª série do ensino fundamental, unidades I e II.

RECURSOS:

 

Antologias: Poemas que contam a história,Palavras de Amor e o Amor em Verso.

.Recortes de

fontes de informação variadas para

Ilustração dos conceitos teóricos abordados;

.Atividades selecionadas da coleção “Literatura em Minha Casa”.PNLD.e textos imagéticos e narrativos.

TEMPO:

Fevereiro, março e abril.

AVALIAÇÃO:

 

.60% dos pontos atribuídos

em duas avaliações,

uma mensal e outra bimestral, somadas ao caderno de atividades do aluno,e

pontos regimentais

de conceito e participação,

compondo suas ati-vidades individuais

.40% dos pontos distribuídos

em painéis, cartazes, e

atividades

realizadas em

grupo em sala de aula.

 

 

About these ads

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.